habitos de alta performance

O que faz uma pessoa conseguir perder 57 kg em seis meses e trocar o sedentarismo por 42 km de corrida enquanto outras não conseguem sequer imaginar isso sendo possível? O que faz com que algumas pessoas tenham sua vida baseada na alta performance?

O psicólogo/filósofo William James, considerado um dos fundadores da psicologia moderna, escreveu, em 1892, que “toda a nossa vida, na medida em que tem forma definida, não é nada além de uma massa de hábitos”. Sejam eles bons ou ruins, os hábitos que fazem parte de nossa rotina são os grandes responsáveis pelo que somos e pelas decisões que tomamos.

De onde vem o hábito

O livro O poder do hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios ficou por muito tempo na lista dos mais vendidos. O autor, Charles Duhigg, escreveu um guia que explica, baseado em diversos exemplos práticos, estudos científicos, cases de empresas e histórias de pessoas reais, como os hábitos se formam, como funcionam, o que exatamente os faz ocorrerem, como criar hábitos saudáveis e produtivos e eliminar os que nada acrescentam.

Segundo Duhigg, que é repórter investigativo do jornal The New York Times, todo hábito é desencadeado a partir de um ciclo composto por três estágios:

  1. Deixa. Um estímulo que manda seu cérebro entrar no piloto automático e indica qual hábito está prestes a acontecer.

  2. Rotina. A execução do hábito em si, que pode ser algo físico, mental ou emocional.

  3. Recompensa. A sensação positiva que seu cérebro assimila a partir do hábito desencadeado.

À medida que um hábito está consolidado o bastante em sua vida, esse ciclo passa a acontecer praticamente despercebido. Isso ocorre porque o cérebro humano é “programado” para buscar formas de poupar esforço. “Se deixado por conta própria, o cérebro tentará transformar qualquer rotina em um hábito, pois hábitos permitem que nossas mentes desacelerem com mais frequência”, afirma o autor, que baseou seu livro em centenas de entrevistas e estudos.

Clique aqui e volte acessar a VendaMais -> VendaMais.com.br