12 elementos da superacao

Guia prático para fazer de 2019 o melhor ano de sua vida em vendas

Quase todo mundo aproveita o início de um novo ano para traçar planos, definir metas e planejar a realização de sonhos. E não podia ser diferente. Afinal, páginas em branco naturalmente proporcionam motivação.

Mas, por outro lado, é comum que toda a energia que chega com o início de um novo ciclo vá caindo com o passar do tempo...

Em muito, isso se deve ao fato de que muitas vezes criamos metas frágeis e não estruturamos, de verdade, o que desejamos alcançar ao longo do ano. Foi por isso, aliás, que criamos a Agenda VendaMais, uma ferramenta que o incentiva a atingir suas metas todos os dias do ano.

O tema da Agenda VM de 2019 é SuperAção. A cada mês apresentamos um tópico diferente que cumpre um papel crucial para o seu sucesso. Mas nenhum deles funciona de forma isolada. É como um quebra-cabeça, um mosaico ou uma mandala; seus elementos não fazem sentido quando não estão em harmonia.

Como acreditamos muito nos elementos que apresentamos na agenda, resolvemos apresentá-los também a você, leitor da VendaMais, com o objetivo de fazer com que você os utilize como base para fazer deste o seu ano.

Nossa sugestão é que você se dedique durante um dia a realizar todos as etapas que apresentaremos aqui. Ao final desse processo você terá em mãos um plano sólido para atingir suas metas – em 2019 e sempre!

O desafio, porém, não acaba quando você terminar a construção do plano. O último item (revisar para planejar) é um lembrete disso. Você precisará revisar periodicamente o plano traçado, corrigi-lo quando necessário e seguir em frente, sempre buscando fazer o hoje melhor que o ontem. O foco e a disciplina serão as bases estruturais de sua trajetória em 2019. Você está preparado?

Cada um destes elementos poderia muito bem ser transformado em uma reportagem única. Como isso não é possível, espalhamos por esta matéria diversos conteúdos complementares, que você encontra no Portal VendaMais. Não deixe de conferir!

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1) Sem METAS, não há resultados

Quem nunca começou um ano estabelecendo metas e definindo objetivos que atire a primeira pedra. Esta é uma cena clássica de janeiro, não é mesmo? No entanto, enquanto o primeiro mês do ano tradicionalmente é marcado por sentimentos de esperança e energia em alta, também costuma marcar o início do fim das promessas vazias.

A verdade é que metas sem propósito, aleatórias, irreais e sem planejamento não vão servir para nada além de gerar frustração. Para uma meta funcionar ela precisa ser respaldada por uma visão estratégica.

E é aí que entra uma técnica simples, mas poderosa: a meta EsMART, que é baseada na tese de que para uma meta funcionar, ela precisa ser:

  • Específica
  • Mensurável
  • Atingível
  • Realista
  • Ter um tempo determinado para ser alcançada.

Ou seja, não há espaço, por exemplo, para “eu quero vender mais”, “eu quero ganhar mais dinheiro”, “eu quero emagrecer” etc. Fazer listas soltas como essa é o caminho para fracassar em seus objetivos. “Ao definir a meta fraca, a pessoa já começa se autossabotando. Depois, essa mesma pessoa se desmotiva e entra numa espiral negativa difícil de sair: baixa performance, decepção, desmotivação, outras metas fracas, baixa performance, decepção, desmotivação”, lembra Raul Candeloro.

Neste sentido, a ideia de vender mais, por exemplo, precisa ser baseada em fatos e ações concretas. Assim, a meta EsMART começa em trocar o “quero vender mais” por “vou vender 50% a mais do que vendi em cada mês do ano passado”.

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