Definir perfil > Contratar > Treinar > Acompanhar > Motivar > Cobrar > Demitir

Existe um mantra nos trabalhos de consultoria e treinamento das Soluções VendaMais que diz o seguinte: “Contrate bem, treine muito, acompanhe de perto, motive sempre, cobre quando necessário e demita rápido se nada tiver funcionado.”

O que ele significa? Que, definitivamente, pessoas são o que uma empresa tem de mais importante! Sem elas, não há clientes nem estratégia que se sustente.

Se debatermos essa questão em todas as empresas em que já fizemos consultoria ou aplicamos treinamentos, garanto que 90% dos líderes concordarão com essa visão. O restante dirá que os clientes ou a marca da empresa têm mais peso, mas insisto que nada disso se sustenta no longo prazo se a equipe não for excelente.

O problema é que, na realidade, apesar de a maioria dizer acreditar que pessoas são o mais importante, poucas empresas fazem a lição de casa. Por experiência de campo, afirmo que, em cerca de metade das empresas que dizem concordar com esse pensamento, o RH tem cara de DP (departamento pessoal) – por não ter estrutura ou pessoas suficientes para pensar estrategicamente!

É fácil notar isso quando analisamos, por exemplo, a postura das empresas em relação à capacitação da equipe. Há alguns anos fizemos a maior pesquisa sobre treinamentos em vendas no Brasil e descobrimos que, mesmo sendo a área comercial a mais treinada nas empresas, a quantidade de horas de treinamento por ano é quase sempre mínima. Ora, se a equipe é seu maior tesouro, negligenciar o desenvolvimento dela é um grande pecado!

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