Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Ahlex Van der AllEntrevistei, em maio deste ano, Ahlex Van der All, um dos mais renomados coaches do Brasil, com mais de 17 anos de experiência em gestão de pessoas, liderança, formação e desenvolvimento de líderes de todo o país. Master Coach Trainer ISOR, Mentor de Executivos, Terapeuta, Global Coach e Head Trainer em PNL, é trainer e especialista em micro-expressões e leitura corporal, escritor, Coautor do Manual Completo de Coaching, Embaixador do CMCP/WCPC (World Council of Planetary Citizenship) e Fundador/CEO da Academia dos Vencedores.

Veja o que ele tem a nos contar.

Raúl Candeloro - Fale um pouquinho mais sobre as 13 Leis Irrefutáveis para o Sucesso Pessoal e Profissional. O que são?

Ahlex Van der All - As 13 Leis Irrefutáveis para o Sucesso Pessoal e Profissional é um trabalho de mais de 15 anos que executei em meus programas de treinamento e consultoria com executivos, líderes, e equipes de trabalho em empresas nacionais e multinacionais, além de uma pesquisa sobre Inteligência tridimensional, com 1280 profissionais de todo Brasil, realizada entre 2012 e 2013, e também estudar profundamente o trabalho dos maiores mestres do coaching, mentoring, PNL, comportamento e gestão de pessoas do mundo, como Brandon Buchard, Brian Tracy, Anthony Robbins, Robert Dilts, Timothy Gallway, Richard Bandler, Ram Charam, Jim Collins, Peter Drucker, e muitas outras feras.

Neste estudo, eu e minha equipe observamos, concretamente, como transformar qualquer pessoa, por maior dificuldade que ela tenha, em um sucesso absoluto, mesmo que as condições ambientais não sejam as ideais, ou seja, mesmo que falte dinheiro, que faltem indicações, falte apoio da família, que receba críticas, ou qualquer outra condição adversa.

Qualquer pessoa que utilizar corretamente as "13 Leis" comentadas no vídeo e áudio livro conseguirá dar uma reviravolta na sua vida, atraindo as pessoas certas, aumentando confiança, construindo relacionamentos saudáveis, aumentando suas competências, expandindo sua visão de mundo, abrindo a mente para conhecimentos diversos e será um profissional reconhecido como extraordinário pelo mercado, independente da área de atuação: Exatas, Humanas, Biológicas...

RC - Por que isso é importante para as pessoas?

AvdA - Isto é fundamental para as pessoas justamente por conceder a elas poder pessoal, liberdade, descobrir talentos ocultos, aumentar o volume de resultados, atingir metas e objetivos, e, principalmente, proporcionar plena felicidade nos relacionamentos intra e interpessoais.

RC - Você poderia nos dar um exemplo prático extraído do áudio livro que exemplifique melhor seus principais conceitos?

AvdA - O áudio livro tem diversos exemplos que atingem o que chamo de 5 saúdes da excelência humana e empresarial, ou seja, abordamos claramente métodos para evolução nas saúdes: pessoal, profissional, social, familiar e visão de mundo.

Um exemplo contundente é a Lei número 3: "sobre como fazer as perguntas certas" para si mesmo e para as outras pessoas utilizando o cérebro trino e a inteligência tridimensional, onde qualquer pessoa pode usar o coaching neurológico, desbloqueando os três cérebros do ser humano (Inteligência Tridimensional):

  1. O Neocortex (O criativo das ideias e o organizado do planejamento e organização): O que eu quero resolver? O que eu quero mudar? Como posso resolver isto? O que outra pessoa (aqueles que têm sucesso e bem-estar) fariam no meu lugar?
  2. O Emocional: Como eu me sinto hoje? De zero a 10, quanto eu estou confiante para fazer acontecer? O que mais eu posso fazer pro meu emocional ficar ainda melhor?
  3. O Reptiliano: Quando eu vou agir? Qual o primeiro passo devo dar? Quando especificamente a mudança ou transformação irá ocorrer?

Mediante tais respostas, o ser humano está pronto para começar a AGIR, e fazer acontecer as primeiras transformações em sua vida!

RC - Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação à questão do sucesso?

AvdA - Muitas empresas atualmente tratam a todos como iguais (o que na visão delas é ótimo, uma política igualitária, como se todas as pessoas fossem maquininhas), acreditando que todos os colaboradores já estão prontos para determinada tarefa. E, muitas vezes, os líderes, os gestores, também querem resultados sem explicar exatamente o que querem, como quererem, quando querem, onde querem e de quem querem.

Tem que ficar absolutamente claro para o gestor que é fundamental tratar a gestão de pessoas como condição sine qua non para o sucesso das instituições, como fator chave para alavancagem empresarial, e não apenas como fator terciário relegado ao RH, que na maioria das vezes só apaga incêndios, e não foca na solução, na antecipação de necessidades do colaborador, do mercado e da própria empresa.

Geralmente o líder faz isto com intenção positiva, mas falta entender de si mesmo e de pessoas, pois cada um tem um jeito de aprender, tem um jeito de "resultar" e interpretar os comandos. A partir destas generalizações, omissões, distorções e suposições ocorre o que eu chamo de dislexia cognitiva, onde os funcionários ficam confusos se a empresa prioriza os resultados, ou a qualidade, ou as ideias, ou os relacionamentos, ou gestão centralizadora, ou a gestão aberta, e vejo isto ocorrendo em grandes instituições que têm um quadro lindo com missão, visão, valores, mas, na prática, o que vale é o "se vira", e aí logicamente, a pessoa vai virar um robô que só faz o que manda, ou se transforma em uma bagunça, onde cada um fala e faz o que quer, e por fim gera conflitos, baixa produtividade, turnover, absenteísmo, reclamações trabalhistas, prejuízos financeiros e ainda torna a empresa mal vista pela sociedade.

RC - Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

AvdA - O principal é tratar a gestão de pessoas como fator terciário, priorizando unicamente a questão financeira, ou marketing a curto prazo. Em gestão, o sucesso é congruência entre planejamento estratégico, planejamento tático e operacional, e esta congruência está intimamente ligada a excelência na gestão de pessoas, desde atração e manutenção de talentos, recrutamento, desenvolvimento, avaliações, e sistema de meritocracia para que as pessoas sejam o máximo, desde o operacional ao altamente executivo.

RC - Imagine que uma pessoa está procurando melhorar seus resultados. Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

AvdA - Eu tenho um trabalho muito sólido de assessoria de carreira, do qual trabalhamos 8 pilares poderosos, e sempre devemos começar por algo que chamo de "assumir o navio" e, para tal, devemos nos conhecer ao extremo. Esse é o primeiro passo: saber exatamente o que queremos.

Note que hoje as pessoas sabem o que não querem, mas se você pergunta: O que você quer? Aonde você quer chegar?

As pessoas ficam em uma dúvida cruel, engasgam, e o medo bate à porta... É nesta hora que devemos assumir o navio, e ir buscar por meio de treinamento, de terapias, de programas decoaching e mentoring, a sua razão de existir, o que ela nasceu pra fazer, quais são os pontos fortes, quais os recursos ela possui que podem crescer mais e mais... Logo depois disto aí vem a fase 2, que é conhecer o mercado, e como suas habilidades podem ser remuneradas. O terceiro passo é criar uma grande rede de relacionamentos que vai dar suporte a transformação de carreira, pois o primeiro cliente de nossos talentos somos nós mesmos, mas quem os comprará em larga escala, sempre será as outras pessoas...

Esses três passos são o princípio do sucesso. Em breve, lançaremos outro áudio e vídeo livro falando e mostrando exatamente as 8 chaves do sucesso.

RC - Falando um pouco do seu trabalho como coach agora – que tipo de empresa ou profissional geralmente contrata seus serviços? O que buscam?

AvdA - Atualmente atuo como master coach, mentor de executivos e diretor geral da Universidade dos Campeões, que está em processo de expansão em todo Brasil, por meio de franquias e joint venture, e minha missão é formar de talentos e gestores para empresas, empresários, líderes e executivos de todo Brasil.
Eles me procuram para alavancar resultados, alcançar objetivos, multiplicar metas, vender mais, implantar sistema de gestão de pessoas, formar e desenvolver líderes, negociadores, oradores, além de formar novos coaches, consultores e profissionais conscientes que visam o respeito humano e, principalmente, ser o melhor que nasceram pra ser.

RC - Por outro lado, que tipo de evento/treinamento/consultoria não é adequado para você? Ou seja, que tipo de problemas/situações/treinamentos você geralmente prefere não aceitar ou indicar para algum colega?

AvdA - Eu sempre digo às pessoas que bom é inimigo do ótimo, ou seja, sempre busco excelência máxima, e sou apaixonado em novos conhecimentos e desafios extraordinários, por isto, tudo que é relacionado a comportamento humano, a mentalidade, a expansão, a crescimento do SER INTEGRAL, eu atendo, não faço distinção entre um microempreendedor, um profissional liberal ou a uma grande multinacional.

Importante pra mim são os valores nobres e o comprometimento. Eu realmente não atendo pessoas que apenas acham que coaching, mentoring e o trabalho do coach seja apenas foco de status ou modismos, o foco real é sempre ajudar pessoas e empresas comprometidas a serem o máximo em suas vidas e profissões.

RC - Qual seu diferencial em relação a outros coaches? Qual sua 'marca registrada'?

AvdA - Atualmente temos excelentes profissionais de coaching e mentoring em todo Brasil, o grande ponto que me diferencia da maioria é a paixão, a intensidade 110% entregue em cada atividade, além de ser mais do que coach, sou global coach e trainer em PNL, trainer internacional em microexpressões, trainer em DHE e linguagem hipnótica, sou formador de consultores, formador de lideres/negociadores, sou head trainer em PNL, consultor em estratégias mercadológicas, consultor em vendas e persuasão... Enfim, um profissional completo com mais de 13 mil horas em treinamento e desenvolvimento em todo país, e ainda atendendo clientes de países como Portugal, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Japão e muitos outros.

RC - Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

AvdA - A mídia está em um bom caminho, está começando a entender nosso papel, apenas não concordo com distorções, tipo dizer que coaching e mentoring é treinamento apenas, ou esconder a metodologia da sociedade, pois o coaching, o mentoring, junto com PNL e Neurociência, é conquistar objetivos, realizar sonhos, expandir a inteligência, se relacionar com excelência, liderar com maestria, fazer mais e muito melhor.

RC - Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

AvdA - O grande comentário final é agradecer a equipe da Revista VendaMais e a todos leitores. É um grande prazer escrever, falar, mostrar e trocar informações com cada um de vocês. Busquem sempre a excelência, façam o seu máximo, lembrem-se que o bom é inimigo do ótimo: quem quer resultados ao extremo, busca se conhecer, procura entender seus pontos fortes, minimiza os pontos fracos, visualiza um novo futuro, acredita que é sempre possível, foca na solução e, principalmente, corre atrás dos recursos para realizar seus sonhos e SER FELIZ. Faça o seu máximo!!! Gooooo PlaY!!!!

Informação de contato:

  • Site: www.universidadesdoscampeoes.com.br
  • Facebook: www.facebook.com/Ahlex.Van.der.All
  • Linkedin: br.linkedin.com/in/ahlex/
  • Twitter: @ahlexsilva
  • Youtube: www.youtube.com/ahlexsilva
  • Dailymotion: www.dailymotion.com/ahlexvanderall
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Google+: plus.google.com/+AhlexVanderAllMasterCoachInternationalISORICF/
  • Telefone Free: 0800 932 0000 Ramal 0021

Realize seu login e continue a leitura.